Apresentação da Escola

A escola fica situada na rua do Monte nº7, freguesia de Sanfins, concelho de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro e está integrada no Agrupamento Prof. Dr. Carlos Ferreira de Almeida, C.A.E. de Entre Douro e Vouga.
A Escola dista da sede do Concelho cerca de 2 km. Estão envolvidos por uma via rápida que dificulta muito a passagem das crianças para a Escola. Possui ligações rodoviárias para vários locais.
A população é composta essencialmente por famílias da terra mas também por algumas oriundas de outros pontos do país, que aqui se radicaram, devido à sua situação de trabalho, acabando por ficar. A Freguesia perdeu assim a sua identidade, pois possui características que não são próprias da aldeia, mas também não são de uma cidade.
A Escola funciona num edifício de plano centenário, com quatro salas, munidas de aquecimento central a gás natural e equipadas com mesas e cadeiras adequadas ao nível etário das crianças.
Tem área coberta e, quando chove, é onde se realizam as actividades desportivas e o recreio. Todo o espaço exterior está convenientemente vedado, com um piso regular em pó de pedra.
Relativamente à vedação, terá que ser repensada pois, a extremidade superior do gradeamento é em forma de seta e os arbustos estão a forçar o muro para o exterior. O portão de acesso ao ringue está convenientemente fechado.
Torna-se imperativo encontrar outras soluções para a funcionalidade do jardim. A escola funciona em regime normal.

Recursos Humanos
 Alunos
 Professores
 Auxiliares de Acção Educativa
 Associação de Pais
 Autarquias
 Junta de Freguesia
 Câmara Municipal
 Comunidade em geral
 Bombeiros Voluntários de Sta Mª da Feira
 G.N.R.
 Pároco da Freguesia
 Outros estabelecimentos de ensino
 Centro Social e Paroquial de Sanfins
 Centro de Saúde de Sta Mª da Feira

Recursos Materiais
O material existente é o seguinte:
Mobiliário – armários de madeira e de metal, secretárias, cadeiras, mesas, quadros, aquecedores a óleo, placares e radiadores a óleo.
Didáctico – globos, caixas métricas, metro de madeira, compassos, Kit do euro, ábaco, sólidos geométricos, tangran, relógios, geoplanos, esquadro, mapas, CD, cubos cuisinaire, cartazes, transferidor, instrumentos musicais, material desportivo e vários livros que se encontram na biblioteca da escola.
Audiovisual – um vídeo, um televisor, um rádio leitor de CD, um retroprojector e um leitor de DVD.l
Informático – quatro computadores, duas impressoras, um scanner, uma fotocopiadora.
Desportivo – Bolas (futebol, rugby, andebol, voleibol, basquetebol, ténis), arcos, raquetes, patins, penas, cordas, redes, cones, equipamentos, apitos e skates.

Caracterização dos espaços/sala
A organização da sala de aula engloba um conjunto de comportamentos e de actividades do professor que está primeiramente direccionado para obter a cooperação e envolvimento activo dos alunos em todas as tarefas e momentos escolares. Constituem exemplo disso o tipo de arranjo do espaço físico da sala, os procedimentos para manter as regras, a organização das rotinas e das transições entre as actividades, estratégias para manter a atenção dos alunos…, ou seja, todo o conjunto de actividades que irão permitir que o ensino ocorra.
De facto, cada sala de aula constitui um espaço único. A sua organização / disposição é um factor determinante no comportamento do professor consoante os alunos que estão à sua frente e na própria atitude dos alunos face ao aprendiz.
As salas são compostas por elementos móveis, o que permite a sua adequação a diferentes actividades, de modo a proporcionar criatividade, autonomia das crianças, para que estas não permaneçam durante todo o dia sentadas.
As salas de aula possuem:
 Mesas;
 Cadeiras;
 Secretária;
 Armários;
 Quadro negro;
 Giz;
 Material escolar;
 Computador;
 Carimbos diversos;
 Jogos;
 Puzzles;
 Livros (recreativos, científicos, instrutivos e de consulta).
No entanto, existe material não estruturado, isto é, material que foi construído tanto pelo professor como pelos alunos, sendo utilizado por todos.
A disposição espacial dos alunos na sala de aula é uma das variáveis ergonómicas que exerce maior influência no comportamento dos alunos e até mesmo do próprio professor. Daí que a mudança constante da disposição das mesas, consoante as actividades a realizar, seja crucial para conseguir obter a atenção necessária para realizar as diferentes actividades. As crianças com dificuldades de aprendizagem estão colocadas num espaço onde é mais fácil supervisionar o comportamento, controlando-as todo o tempo, verificando se estão a fazer o trabalho correctamente ou se estão com dificuldades, de modo que estes não se percam durante a tarefas.

Espaços de apoio às aprendizagens
Tanto as salas como os diferentes halls de entrada e/ou espaços escolares, estão divididos em pequenos “cantinhos”: o “cantinho” da leitura, o da matemática, o da informática (que funciona nas diferentes salas) e actividades lúdicas.
Através destes “cantinhos” pretende-se que os alunos se dirijam para lá após terem terminado as suas actividades, de modo a se divertirem, enriquecerem os seus conhecimentos e também quando necessitarem de algum recurso didáctico para desenvolver uma determinada actividade, sendo um apoio fundamental para a sua aprendizagem. No horário do intervalo também os utilizam.

Cartazes
As salas são todas elas decoradas por cartazes muito coloridos e desenhos e/ou trabalhos individuais e/ou grupo, realizados pelos alunos ou pelo docente, de forma a atribuir um novo visual, tornando-a mais acolhedora e em simultâneo sistematizando aprendizagens, proporcionando a apresentação de conteúdos e a exploração diversificada dos mesmos. Esses materiais ao possuírem conteúdos que estão a ser abordados na sala de aula, funcionam como auxílio para os alunos.
O cenário da sala é construído com os alunos à medida que se vai avançando ao longo do ano lectivo, sofrendo constantes alteração e adaptações às necessidades.

Meio Sócio-Económico
Existe nesta área envolvente uma forte predominância da indústria do calçado. Há pequenos comerciantes e alguns empresários, mas a maior parte são operários fabris e em menor número, trabalhadores rurais.
Porém, como as indústrias existentes na freguesia não satisfazem em pleno as necessidades prementes de emprego, parte da população tem de se dirigir para as povoações vizinhas, onde prestam os seus serviços das 8h às 17h ou 18h. Por este motivo, as crianças ficam entregues ao A.T.L. e ainda a amas, avós ou outros parentes.
Temos assistido a um investimento gradual nesta área, quer ao nível de habitacional, quer comercial.
Existe ainda o pequeno comércio como:
 Mercearias;
 Drogarias;
 Retalhistas;
 Padarias;
 Horto;
 Minimercados;
 Cafés;
 Restaurante;
 Cash & Carry;
 Carpintarias;
 Serralharia

Actividades Culturais e Recreativas
Faz parte do complexo escolar um polidesportivo e um campo de mini-golfe, onde as crianças praticam actividades desportivas sob a orientação das Professoras e Educadoras. Existem ainda diversas associações e espaços de carácter recreativo e cultural:
- Coreto;
- Parque desportivo e pista de atletismo;
- Associação Desportiva de Sanfins;
- Complexo Desportivo (C. D. Feirense);
- Centro Paroquial de Sanfins – IPSS;
- Associação de Pais e Encarregados de Educação de Sanfins;
- Associação de Apoio Social de Sanfins – Centro de Dia;
- Columbófila.
Também há a salientar o facto da proximidade de Sanfins ao centro de Santa Maria da Feira, em especial ao complexo das piscinas. Existem muitas crianças que ocupam aí o seu tempo livre.